Alternativas para fortalecimento do comércio exterior em Roraima são discutidas durante reunião
Na manhã dessa quarta-feira (13/2) o vice-reitor da Universidade Federal de Roraima (UFRR), Américo Lyra, participou de uma reunião no Instituto Federal (IF/RR) para discutir empreendedorismo inovador em Roraima. Representantes do Núcleo de Inovação e Tecnologia do IF, da Suframa, do Conselho Regional de Administração e de startups de Roraima também estiveram no encontro.
Durante a atividade, a coordenadora do Programa de Qualificação para Exportação no Amazonas (Peiex), Olinda Marinho, explicou como funciona o Programa e quais vantagens pode trazer para Roraima.
O Peiex busca preparar as empresas, em especial as pequenas e médias, para que iniciem o processo de exportação de seus produtos de maneira planejada. Para tal, é realizado um diagnóstico e acompanhamento na implantação de melhorias na empresa, além de oficinas de capacitação em exportação.
Ela citou como resultado positivo os agricultores amazonenses da cooperativa UniFruta, os quais estão, desde o ano passado, exportando abacaxi para outros países a partir das orientações que receberam do Peiex.
Para Roraima, a coordenadora do Programa prevê que há um cenário positivo para os micro e pequenos empresários nas áreas de alimentos, bebidas e artesanato.
O vice-reitor da UFRR, professor Américo Lyra avalia como positivo este primeiro contato. “É importante haver estímulo para que haja uma entrada diferenciada do Brasil no mercado exterior; criando tecnologia, agregando valor ao produto”, comentou.
Próximo encontro – No dia 11 de abril, quinta-feira, está programado um novo encontro para discutir comércio exterior em Roraima. A atividade será aberta ao público interessado no tema. O local e horários serão definidos em breve.
Redes Sociais